quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tríduo Pascal


Na quinta-feira, dia 05/04, às 17 horas dando início ao Tríduo Pascal, celebramos a Missa da Ceia do Senhor, em que se dá a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante esta Missa, que renova a última ceia de Nosso Senhor com seus discípulos, realiza-se a Cerimônia do Lava-pés, pela qual Jesus Cristo, revestindo-se de humildade, dá aos apóstolos o exemplo de Amor ao próximo que gostaria que seguissem. Para este ano, em que toda a Igreja no Mundo vive os preparativos para a Jornada Mundial da Juventude, foram selecionados doze jovens da comunidade, que tiveram os seus pés lavados pelo Sacerdote. Ao final de belíssima Celebração, os fiéis se puseram em Adoração ao Santíssimo Sacramento, rememorando a prisão de Jesus Cristo após a traição que anunciara durante a Ceia. Encerrando-se à 00h pela juventude e pessoas em geral.

Na Sexta-feira, dia 06/04, às 5 horas da manhã realizou-se a via sacra saindo do cemitério público pelas ruas da cidade até a Matriz onde deu continuidade a adoração ao Santíssimo Sacramento.  Ás 15 horas, único dia em que não se renova o Sacrifício de Cristo no Calvário sobre o Altar, celebramos a Ação Litúrgica da Paixão do Senhor. A qual consiste na adoração de Cristo crucificado no lenho da cruz, precedida pela Liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes, que tomam o pão consagrado na Quinta-Feira Santa.


No Sábado Santo, dia 07/04, às 21 horas realizamos a solene Vigília Pascal, que se iniciou em frente à Matriz com a benção do fogo onde acendemos o Círio Pascal, vela mais antiga da Igreja, e vela em que todas as velas têm sentido, porque representa o Cristo Ressuscitado. Adentramos à Matriz onde nos organizamos para a Santa Missa em que celebramos a Ressurreição de Cristo Jesus.





O Domingo de Páscoa, é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem, pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus. Às 9 horas aconteceu na Igreja Matriz batizados de novos cristãos, às 16 horas Missa de Páscoa na comunidade São Bento e celebração na comunidade Tuiuiu. Às 19 horas celebração da Santa Missa na Matriz com a presença de um grande número de fiéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário