quarta-feira, 2 de abril de 2014

NESTE DIA 2 DE ABRIL, A IGREJA CATÓLICA DE TODO MUNDO COMPLETA 9 ANOS DA MORTE DO PAPA JOÃO PAULO I

Karol Józef Wojtyła nasceu em 18 de maio de 1920 e foi eleito papa em 16 de outubro de 1978 com o nome de João Paulo II, em homenagem ao seu antecessor, João Paulo I, que teve um pontificado de apenas 33 dias. Foi o terceiro maior pontificado documentado da história; depois dos papas São Pedro, que reinou por cerca de trinta e sete anos, e Pio IX, que reinou por trinta e um anos. É o primeiro Papa não italiano desde o Papa Adriano VI dos Pais Baixo (Holanda) em 1522.
João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polônia e talvez em toda a Europa , bem como significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaísmo, Islã, Igreja Ortodoxa, religiões orientais e a Comunhão Anglicana. Apesar de ter sido criticado por sua oposição à contracepção e a ordenação de mulheres, bem como o apoio ao Concílio Vaticano II e sua reforma das missas, também foi elogiado.
Foi um dos líderes que mais viajaram na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar italiano, francês, alemão, inglês, espanholportuguês, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego clássico e latim, além do polaco, sua língua materna. Como parte de sua ênfase especial na vocação universal à santidade, beatificou 1340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Em 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de Dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor papal, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em 1 de Maio de 2011 pelo Papa Bento XVI na Praça de São Pedro no Vaticano. Sua Beatificação está marcada para o dia 27 de abril de 2014, celebração que será presidida pelo Papa Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário