quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Como e por que estudar a Bíblia?


Como e por que estudar a Bíblia?Eu passei cerca de 4 anos estudando profundamente a Bíblia: a coleção de livros mais lida do mundo e que contém a Palavra de Deus; e, confesso que isso mudou completamente a minha vida, mudou o modo como enxergo qualquer coisa, consigo perceber com clareza o antes, o durante e o depois desse encontro profundo com esta Palavra. Mudou tudo: desde as minhas escolhas até o meu modo de agir a ponto de alguns amigos depois de algum tempo que não me viam, notarem essa diferença.
            Agradeço a Deus por tudo o que eu sei agora (conheço Aquele em quem pus a minha fé), mas reconheço que apenas consegui achar o trilho certo, e que a cada dia, estou tentando sempre prosseguir neste caminho de verdade sem me distrair nem me desviar, embora admita que é muito difícil, mas não impossível. Outra: não cheguei a esse conhecimento sem esforço, não! Tive que me dedicar muito ao estudo, à escuta da Palavra. O que no fim das contas não custou nenhum esforço porque a partir do momento que você compreender e experimentar a Palavra de Deus: o próprio Jesu Cristo, você não vai mais querer se apartar um minuto sequer deste livro sagrado.
            Por isso, eu te animo e te desafio, se você quiser ver essas mundanças na sua vida, você realmente terá que aprender a estudar a Bíblia, a gastar tempo com Deus, através da meditação da Sua palavra.
            Mas, você pode me perguntar: por que eu deveria estudar a Bíblia?
            Em primeiro lugar, a Bíblia não é um livro comum. A Bíblia é a revelação de um Deus que estava escondido e num determinado momento da história, decidiu revelar a si mesmo, a revelar que ele é Amor. Por isso, as palavras contidas nas páginas da Bíblia são como remédio para alma. São alimento que nos nutre, nos fortalece e nos amadurece, sã uma carta de amor que Deus dirige a cada um de nós. Essas palavras têm o poder de mudar a sua vida, porque há vida na Palavra! (Hebreus 4,12: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, é mais penetrante do que espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”).
            E quando você descobrir o poder e a verdade da Palavra de Deus, você começará a ver mudanças em sua vida que só esta verdade pode realizar. Isto sem contar que você também vai aprender a reconhecer direitinho como o inimigo, o diabo, tenta agir contra você.
            Mas a boa notícia é que esse aprendizado não levará tantos anos nem você precisará fazer um mestrado em Sagradas Escrituras para saber o que você precisa saber. Basta começar de onde você estiver no conhecimento da Palavra e tomar a decisão de gastar tempo com Deus através do estudo, da meditação, da contemplação de Sua palavra. Não arrume uma desculpa de que não tem tempo, pois a mesma quantidade de tempo que você tem por dia, eu tenho também e muitas pessoas que leem a Bíblia todos os dias têm o mesmo. Nem diga que na sua paróquia não tem curso de Bíblia, pois hoje há uma variedade de bíblias com notas de rodapé, com introduções, livros, documentos, DVDs, vídeos no youtube, programas nas tvs católicas e suas revistas, programas de rádio, sem falar que praticamente todas as pastorais e movimentos têm essa preocupação de sempre partir da Palavra, como por exemplo, “A Palavra de Vida” dos Focolares, a “Escuta da Palavra” das Equipes de Nossa Senhora, o folheto mensal do Apostolado da Oração entre outras, e a própria CNBB favorece o contato com a Palavra nas novenas do Natal em família, CF em família, Semana da Família etc. E este ano, com o subsídio Mês da Bíblia 2012: Discípulos Missionário a partir do Evangelho de Marcos. Por fim, sem contar o contato que você pode ter em cada Santa Missa com a Palavra, onde Esta tem lugar por excelência.
            Toda vez que você estudar a Bíblia e prestar atenção ao que você está lendo ou ouvindo, você está aprendendo alguma coisa e se nutrindo do Pão do céu. Em Provérbios 4,20-22, lemos: “Meu filho atenta para as minhas palavras … pois são vida para quem as encontra…” O verbo “atentar” aqui significa prestar atenção, empenhar tempo em alguma coisa. Prestar atenção à Palavra de Deus é muito mais do que só ler, é meditar sobre ela.
            Precisamos andar de acordo com o que Deus quer que façamos, porque, como o autor de Provérbios diz, estas palavras são vida! Quando você precisa de uma palavra de incentivo, ou você está em um ambiente negativo, como é bom saber que você pode encontrar a vida (mais do que cura ou saúde) na Palavra de Deus.
            Mas o que eu devo estudar, por onde eu começo?
            Não há realmente nenhum lugar certo ou errado para começar a estudar a Bíblia. Você pode estudar qualquer coisa que com certeza vai ser útil. Claro que em primeiro lugar está o Novo Testamento, e dentro deste, os Evangelhos. Depois, temos as belíssimas cartas e o Apocalipse. No AT, tudo é muito interessante porque nos faz entender como Jesus veio aperfeiçoar a Antiga Aliança. Mas os destaques vão para os cinco primeiros livros da Bíblia, e para os Salmos.
            Se você, por exemplo, está lidando com um sentimento de raiva ou de medo, procure uma Bíblia que tenha concordância no final com temas e citações. A Bíblia realmente é remédio para cura espiritual e amadurecimento, além de fundamento da sã doutrina católica. Mas se você quiser, peça ao Espírito Santo para guiá-lo, e ele vai conduzir você e revelar não as coisas que você quer ouvir, mas as que você precisa ouvir. Ser capaz de aplicar o que estudar para a sua vida, depende de você. Aqui estão quatro passos que você pode tomar para começar a ter esse relacionamento com a Palavra de Deus imediatamente:
1. Propositadamente, reserve um tempo. Eu faço um compromisso com Deus de manhã, mas se isso não funcionar para você, encontre um momento, mesmo que não seja todo dia. Basta começar e você vai ver o fruto que vai brotar na sua vida!
2. Prepare-se para o seu estudo da Bíblia. Vá para um lugar que você gosta de estar, um quarto em sua casa onde você possa estar sozinho em silêncio.
3. Tenha todos os seus materiais disponíveis. Você vai ter claro sua Bíblia, mas também adquira um bom dicionário bíblico, uma concordância bíblica, ou um comentário bíblico, uma caneta e uma folha de papel. Dessa forma, você não terá que se distrair com nada.
4. Prepare o seu coração. Fale com Deus sobre as coisas que você vai precisar confessar. Não resista à Palavra de Deus.
Estes passos são na verdade, um pouco, a Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia. 1. a leitura do texto, o que diz o texto; 2. a meditação, o que o texto diz pra mim; 3. depois, ore com o texto; 4. e, finalmente, contemple o efeito do texto sobre você e o que ele te pede pra fazer (ação).
Pe. Carlos Henrique de Jesus Nascimento – Pároco do Divino Espírito Santo – Ouro Branco/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário