terça-feira, 12 de abril de 2011

Novo Logotipo da Paróquia de Sant’Ana




A Paróquia de Sant’Ana, de Santana do Seridó – RN, tem novo logotipo. O mesmo foi idealizado pelo seu pároco, o Pe. Rômulo Azevedo da Silva e o Design Odilon Ferreira de Macêdo Júnior, em substituição ao primeiro, que tinha a imagem da padroeira dentro do escudo. O novo vem com algumas modificações que o torna mais bonito e significativo. A mudança foi feita porque o antigo não estava dentro dos parâmetros das logomarcas. Assim resolvemos apresentar à comunidade esta outra, mais fiel aos padrões permitidos.
Significados:
1. A Cruz dourada: a glória de Deus Todo Poderoso e a vitória do seu Filho Jesus Cristo por sua Paixão, Morte e Ressurreição; ao mesmo tempo se apresenta em forma de báculo mostrando assim a unidade da Igreja e sua escuta ao Papa junto como Colégio Apostólico e ao nosso Pastor Diocesano.
2. O Escudo central: é o mesmo escudo que pende na bandeira oficial do município de Santana do Seridó, mostra assim a temporalidade da Igreja e que a Paróquia dede estar em unidade com toda a sociedade santananense e com os seus líderes e governantes.
3. As ondas: querem nos lembrar a libertação que vem pela Palavra e pelo cumprimento da vontade de Deus. No Antigo testamento a libertação veio pelas águas do dilúvio e no Novo Testamento pelas águas do Batismo em Nome da Trindade Santa.
4. O Céu: quer nos lembrar qual deve ser o maior objetivo de todo batizado, da Igreja e da Paróquia, uma vida de santidade para recebermos a coroa da glória, o próprio Senhor Jesus Cristo.
5. A Data: quer nos situar no momento histórico em que a comunidade eclesial de Santana do Seridó foi oficialmente elevada à categoria de Paróquia, isto é, o seu nascimento. É uma nova época de luz, uma nova responsabilidade na missão de transmitir a luz que é Jesus.
6. O Pergaminho com a inscrição dos 10 Mandamentos: a Padroeira de nossa comunidade e uma das “matriarcas” do povo de Israel, especialmente por ser a avó de Jesus Cristo, com ela, e olhando para o seu exemplo de vida, tentamos viver todo o amor a Deus, assumindo com fidelidade algo fundamental da Revelação, os Mandamentos. A base do ensinamento do antigo povo era a Torá, a Lei, foi o que os pais de Maria passaram em primeiro lugar para sua filha, certamente foi também a base do que Jesus escutava na sua casa e no Templo de Jerusalém. Nós hoje, o novo povo, temos também os Mandamentos de Deus como princípios desta caminhada de fé para o Pai, como nos pediu Nosso Senhor.
7. A Coroa de Estrelas: representa as 12 tribos de Israel, os 12 Apóstolos escolhidos pelo Senhor, a Igreja fundamentada no testemunho deles e Maria, ícone da Igreja, a mãe de Jesus e mãe de toda a Igreja; ela foi coroada de glória, sua glória é o próprio Filho no seio da Trindade Santa.
8. A Faixa verde com o nome da Paróquia: Sua cor verde quer mostrar a unidade da Igreja e do Povo de Deus com o Brasil, com o Rio Grande do Norte e com Santana do Seridó, o verde está presente em todas as bandeiras oficiais dos lugares acima citados. O verde além de representar a nossa terra quer fazer alusão também à esperança que é uma das marcas do cristianismo.
9. O Município e o Estado: não há comunidade cristã fora do tempo e do espaço, assim, a Paróquia de Sant’Ana, como toda a Igreja de Jesus Cristo, é o povo por ele redimido. A nossa paróquia é o povo católico de uma cidade específica, num estado específico deste grande e amado Brasil, é uma parte da única Igreja Particular do Seridó em unidade com toda a Igreja universal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário