quinta-feira, 31 de março de 2011

Repasse do Estudo da CF 2011

Paróquia de Sant’Ana, em Santana do Seridó

realiza estudo da CF 2011



No dia 26 de março de 2011, às 14h na Escola Estadual João Vilar da Cunha aconteceu o estudo da Campanha da Fraternidade, que tem como tema: “Fraternidade a Vida no Planeta, e como lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Estiveram presentes ao encontro, representantes das pastorais, movimentos, associações, comunidades rurais, diretores, professores, crismandos.

O estudo foi desenvolvido tendo em vista o Ver, Julgar e Agir coordenado por PE. Rômulo Azevedo da Silva.

Os trabalhos foram iniciados com uma oração de abertura e apresentação do Hino da CF. E, em seguida a geógrafa profª Maria do Socorro Barboza Meira ministrou uma palestra com o tema “A Nossa Realidade”, a qual falou sobre os problemas ambientais do município de Santana do Seridó, como os impactos ambientais resultantes da atividade ceramista no município, a contaminação dos mananciais em decorrência da disposição final dos resíduos sólidos urbanos no chamado lixão e o problema mais grave: a contaminação do lençol freático do Rio São Bento que banha o município em virtude do rompimento de uma das lagoas de tratamento de esgotos, localizada a oeste da cidade pelas enchentes no ano de 2004. Concluindo o Ver com o vídeo “O mundo que eu quis”.

Em seguida tivemos o Julgar e o Agir, com a realização de trabalhos em grupos, feito leituras bíblicas e discussões. Levantamento de questionamentos baseados na interrogação “O que fazer concretamente em nossa comunidade?

PROPOSTAS DO TEMA: A NOSSA REALIDADE

- PARA O AGIR PESSOAL, PARÓQUIAS E DIOCESES

♦ Coleta seletiva;

♦ Audiência pública para divulgar a poluição do Rio São Bento;

♦ Formação para Reciclar, Reduzir e Reutilizar;

♦ Promover o dia “D” em favor da Preservação Ambiental;

♦ Cobrar das autoridades, atitudes.

♦ Mudança de hábitos;

♦ Plantio de hortas orgânicas;

♦ Plantar e adotar uma árvore (nativa).

Nair- Pascom/Santana do Seridó/RN


Nenhum comentário:

Postar um comentário