Coroa do Advento 2009
I Domingo do advento ano C
“Haverá sinal no sol, na lua e nas estrelas... Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai vossas cabeças, porque a vossa libertação está próxima”. ( Lc. 21,2.28)
Desde o Princípio, a Igreja sempre instituiu que os fiéis devem vigiar sempre. Uma vigilância confiante na promessa da vida definitiva do senhor Jesus, como anunciara o profeta Jeremias: ”... Farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá” (Jr 33,14). Este modo de estarmos prontos para o retorno do senhor exige de nós uma efetiva colaboração com a graça que age em nós,como nos diz o Apóstolo: Que ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso pai, no dia da vinda de nosso senhor Jesus Cristo, com todos os seus santos” ( 1Ts 3-13). O dia do Senhor “ Cairá como uma armadilha”, por isso o próprio Jesus nos adverte que o nosso “coração não fique insensível” (Lc 21,34) Dizendo-nos:”Ficai atentos e orai a todo momento,afim de terdes forças...e para ficardes de pé diante do filho do homem”(Lc 21,36).
Vela Cor verde: Indica a esperança que caracteriza a vigilância cristã.
II Domingo do Advento – Ano C
“Ó Jerusalém,desde a veste do luto da aflição, e reveste, para sempre,os adornos da glória vinda de Deus”(Br 5,1).
A Jerusalém Celeste, a Igreja – Esposa, ornada com as vestes da glória de Deus, caminha ao encontro dos seus filhos “reunidos pela voz do santo” (Br 5,5).Para isso deverão ser “todos os altos montes e as colinas eternas” (Br 5,7),por ordem de Deus.Este é o batismo de conversão o qual nos chama João Batista:” endireitar as passagens tortuosas, e aplainar os caminhos acidentados,para que todas as pessoas vejam a Deus” (Lc3,5).
Assim cooperamos humanamente com a vinda do senhor Jesus,como nos exorta o Apóstolo Paulo: “ que o vosso amor cresça sempre mais,em todo o conhecimento e experiência,para discernirem o que é melhor.E assim ficares puros para o dia de Cristo”.
Vela Roxa: Indica Sobriedade e penitência.
III Domingo do Advento – Ano C
Alegrai-vos no Senhor! (Fl 4,4).
O povo de Deus sente a proximidade da libertação pelo perdão dos pecados e a revogação da condenação; alegra-se com a reconciliação e com a comunhão com o próprio Deus que o salva como “ valente guerreiro” (Sf 3,17). Esta comunhão é manifestada na serenidade, na amabilidade e na mansidão daqueles que esperam na alegria e confiança o dia do senhor Jesus. Poe isso nos diz São Paulo: “ que vossa bondade seja conhecida de todos os homens!( Fl 4,5). A vida do Cristo já deve ser percebida por todos nos atos de caridade verdadeira e alegre do cristão, ou seja,todo aquele que ama seu próximo como a si mesmo testemunha o nome do Senhor Jesus Cristo e anuncia,como João Batista,a Boa – Nova do Reino.
Vela cor Rosa: Indica a alegria na espera do Salvador.
IV Domingo do Advento – Ano C
“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1,42).
A Santa vigem Maria, receptáculo do Deus altíssimo, acolhe em seu seio aquele que “apascentará suas ovelhas com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus...”; e “Ele será a paz”(Mq5,3-4).
“Eu vim, ó Deus para fazer a tua vontade” (Hb10, 7); e a vontade do pai é que todos sejam ‘santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas”(Hb10,10).
Se acreditarmos como Maria, se cumprirão em nós todas as promessas feitas por Deus a seu povo amado: Chegarmos, ”por sua paixão e cruz, á glória da ressurreição” (Oração da coleta).
Vela cor vermelha: Símbolo da natureza humana, que o verbo de Deus assumiu na encarnação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário